Os princípios são sempre complicados.
Não tenho muito talento com as palavras e menos quando quero que essas palavras tenham uma função arrebatadora e motivadora - acho que por isso sou professora e não faço política. Suponho que tenho essa incapacidade de exercer liderança através do léxico, porque respeito demasiado as palavras e tenho receio de as usar de uma maneira frugal ou inconsistente. Mas vou deixar-me de retóricas baratas.
O que quero dizer com este primeiro artigo é que este blogue é a nossa casa - a minha e a vossa -, um recanto a que temos de dar vida e alegria, onde podemos debater os mais diversos temas (sempre com educação e moderação) e onde todos podemos acrescentar algo. Diz uma canção americana, do Burt Bacharach, de que gosto particularmente que:
ou alguém a quem dar um beijo de boas noites." (tradução livre e minha)
Vou publicar artigos sobre os mais diversos temas, informações que me pareçam ser de algum interesse, exercícios, canções, e também as vossas redações, aquelas que me parecerem os melhores exemplares de cada entrega. Quem quiser pode escrever para o blogue, basta enviar-me os artigos que quer publicar para o email (sem exagerar nem no tamanho nem na quantidade, por favor) e obviamente que as caixas de comentários estão abertas a que todos possam dar opiniões e discutir ideias. Têm à disposição uma barra lateral com várias hiperligações para a imprensa escrita e audiovisual e também esta irá sendo alimentada com novidades, dicionários, e outros lugares úteis para a vossa caminhada no português.
Como o nome indica, este blogue pretende esbater a fronteira que separa o vosso do meu país através da língua que todos partilhamos, quer esbater também a barreira do tempo, na EOI Badajoz temos à nossa disposição mais ou menos 4 horas e meia por semana e aqui temos todos os minutos que pudermos e quisermos dedicar à língua portuguesa. Contudo prentende ser também a vossa casa lusa virtual, um lugar onde se sentem à vontade para tirar os sapatos e calçar as pantufas ao fim do dia, descontrair e ler o que está publicado, falar com pessoas (desconhecidas e as de sempre) que partilham alguns dos vossos interesses, conhecer coisas novas e dar a conhecer aquilo de que gostam. É muita ambição, eu sei, mas construir uma casa é construir um sonho e dizia Sebastião da Gama (poeta português) que "pelo sonho é que vamos". Espero que este pequeno alicerce que hoje aqui ponho possa ser apenas uma base para a casa comum que vamos construir a muitas mãos.
Sejam todos bem-vindos, os meus alunos, os da María Antonia, do José Ignacio, da Emilia, da Inma, da Cristina, ..., os que já foram e querem participar, os que nunca foram mas aprendem ou de alguma maneira amam a língua portuguesa, e os colegas a que apetecer espreitar. Entrem, sentem-se, sintam-se cómodos, esta (também) é a vossa casa.