segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O princípio


Os princípios são sempre complicados. 
Não tenho muito talento com as palavras e menos quando quero que essas palavras tenham uma função arrebatadora e motivadora - acho que por isso sou professora e não faço política. Suponho que tenho essa incapacidade de exercer liderança através do léxico, porque respeito demasiado as palavras e tenho receio de as usar de uma maneira frugal ou inconsistente. Mas vou deixar-me de retóricas baratas. 

O que quero dizer com este primeiro artigo é que este blogue é a nossa casa - a minha e a vossa -, um recanto a que temos de dar vida e alegria, onde podemos debater os mais diversos temas (sempre com educação e moderação) e onde todos podemos acrescentar algo.  Diz uma canção americana, do Burt Bacharach, de que gosto particularmente que:

Vou publicar artigos sobre os mais diversos temas, informações que me pareçam ser de algum interesse, exercícios, canções, e também as vossas redações, aquelas que me parecerem os melhores exemplares de cada entrega. Quem quiser pode escrever para o blogue, basta enviar-me os artigos que quer publicar para o email (sem exagerar nem no tamanho nem na quantidade, por favor) e obviamente que as caixas de comentários estão abertas a que todos possam dar opiniões e discutir ideias. Têm à disposição uma barra lateral com várias hiperligações para a imprensa escrita e audiovisual e também esta irá sendo alimentada com novidades, dicionários, e outros lugares úteis para a vossa caminhada no português. 

Como o nome indica, este blogue pretende esbater a fronteira que separa o vosso do meu país através da língua que todos partilhamos, quer esbater também a barreira do tempo, na EOI Badajoz temos à nossa disposição mais ou menos 4 horas e meia por semana e aqui temos todos os minutos que pudermos e quisermos dedicar à língua portuguesa. Contudo prentende ser também a vossa casa lusa virtual, um lugar onde se sentem à vontade para tirar os sapatos e calçar as pantufas ao fim do dia, descontrair e ler o que está publicado, falar com pessoas (desconhecidas e as de sempre) que partilham alguns dos vossos interesses, conhecer coisas novas e dar a conhecer aquilo de que gostam. É muita ambição, eu sei, mas construir uma casa é construir um sonho e dizia Sebastião da Gama (poeta português) que "pelo sonho é que vamos". Espero que este pequeno alicerce que hoje aqui ponho possa ser apenas uma base para a casa comum que vamos construir a muitas mãos.

Sejam todos bem-vindos, os meus alunos, os da María Antonia, do José Ignacio, da Emilia, da Inma, da Cristina, ..., os que já foram e querem participar, os que nunca foram mas aprendem ou de alguma maneira amam a língua portuguesa, e os colegas a que apetecer espreitar. Entrem, sentem-se, sintam-se cómodos, esta (também) é a vossa casa.

18 comentários:

o peixinho do cardume disse...

Parabéns, lindinha!!!!!

Susana disse...

Espero que te possa ajudar a ti também, peixinho, já sabes que todos são bem-vindos. Ainda que não precises :P
Beijinhos

Peter disse...

Olá, tenho um problema e é que não sei escrever num blogue. Acho que é aqui onde devo pôr o comentário, não obstante si a Susana acha que não é neste lugar, como é a administradora do blogue poderá borrá-lo.
O link onde vocês podem ver y ouvir o Diário XS ( um noticiário que informa aos miudos, e que portanto usa um linguagem mais simples)é o seguinte:

http://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p28241.

Susana faz favor de borrar o meu comentário si achas que tem muitos erros

Peter disse...

Esqueci-me de escrever o meu nome, o Peter sou eu o Pedro Rubio, 2º Basico

Susana disse...

Pedro, muito obrigada pelos comentários e pela sugestão. De certeza que os seus colegas vão gostar de assistir ao programa. Vou pô-lo na barra lateral e comentar num post.
Foi bom ter um primeiro comentário de um aluno. :)

Marisa 2º Basico disse...

Susana,tenho o mesmo problema que o Pedro com o blogue. Tampouco sei que fazer com os acentos no computador. Gosto de partilhar mas sei lá. Obrigada por o teu trabalho. Também ao meu colega o Pedro.Desculpa pelos erros.
Sou a Marisa de 2º Basico

Susana disse...

Olá Marisa,
Que bom vê-la por aqui! O acento com que tem problemas é o til (~), não é? Não se preocupe que ponho um post a explicar como o conseguir num teclado espanhol. Parece-lhe bem? Obrigada pelo comentário e espero lê-la mais vezes :)

Anónimo disse...

Ola Susana! sou Sonia Caballero, de 2 NB. Queria fazer uma pequenina aportaçao ao teu blogg. No domingo passado vou ver ums animaçaos no Clan Tv que sao portugueses. Podes ver: www.rtp.pt/zigzag o www.youtube.com/rtpzigzag, GOMBBY e o nome. Sao muito giro! Sento muito, desculpa pelos errors!!! Eu sai... Parabens pelo blogge Susana.

Ana M. 2ºNA disse...

Boa tarde a todos. Particularmente gosto imenso das novas tecnologias e acho que isto pode ser proveitoso para todos. Susana, obrigada pelo teu blogue, é fantástico!! Eu já tenho as minhas pantufas para andar como na minha casa :P
Obrigada :)

Susana disse...

Obrigada Ana, por ter entrado e cometado. Dentro de nada começo a alimentá-lo.
Vemo-nos amanhã.

Unknown disse...

Ola Susana,é contigo que começo a minha participado num blog,por tanto a minha primeira vez.Obrigada pela tua disposição a abrir janelas para nos poder participar.Até quarta-feira

Mª Eugenia R.C. disse...

Parabéns pelo blogue, Susana e obrigada por teres o partilhado connosco. Costumo ler blogues em português e agora já tenho mais um para a minha lista.(Aliás: acho que este vai ser muito mais proveitoso para melhorar na aprendizagem da lingua, que é o objetivo).
Obrigada novamente e até quarta!
M.E.R.

Susana disse...

Obrigada por "acenar" quando entrou aqui, Pilar. Vamos lá ver se esta casa vos serve para praticar. Até à aula.

Susana disse...

Que bom ter entrado Eugenia, e alegro-me por saber que costuma ler blogues em português. Esperemos que as suas visitas por aqui sejam frutíferas.
:)

An@ disse...

Olá Susana, agora é que li o teu bloge....não costumo de ler blogs, mas acho que é um bom momento para te seguir....jejej.
Parabens e bem-vinda de novo á escola...;))

Susana disse...

De nada An@, se quiser diga-me quem é nas aulas porque tenho várias alunas chamadas Ana. Obrigada pelos parabéns e ainda bem que vai começar a ler o blogue.

An@ disse...

Peço desculpas Susana....sou Ana Méndez ��.
Bjs.

Susana disse...

Cabeça organizada, já sei que Ana é :)