terça-feira, 13 de janeiro de 2015

C1 Praxe

Prometi que punha aqui uma reportagem do jornal Público que revela o universo das tradições académicas que debatemos nas últimas aulas de 2014. Espero que a comentem e a debatam tal como fizemos na sala de aula, este blogue também é a vossa casa.

Reportagem

2 comentários:

Ana B.Molero. 2ºNA disse...

Bom dia! Com a vossa permissão (a sua Susana e a dos seus alunos), eu vi esta reportagem porque chamou-me à atenção o tema.

Nos falamos deste tema em 2º de intermédio e fiquei assim muito surpreendida. Os níveis aos que chega a praxe em Portugal são muito altos, se calhar o adjetivo não é alto é que atinge os limites.

Mas, na reportagem, há duas opiniões. Aqueles que acham boas e aqueles que não. Eu quando era caloira fui praxada mas as minhas praxes foram jogos de conhecimento e já, não houve mais nada. Acho que o alvo das praxes tem de ser isso, facilitar o conhecimento entre os caloiros para terem uma boa entrada na faculdade.

Muito obrigada.

Susana disse...

Ana, não tem de pedir autorização nem para ver, nem para comentar nada, esta casa é tanto sua como de todos os meus outros alunos.
Este é um tema muito polémico sobre o qual estivemos a falar no nível C1 (sim, eu sei que o trabalham no NI 2, mas é impossível falar de educação em Portugal e não tocar este tema também).

A questão é essa, e por isso eu gostei muito desta reportagem, tem as duas visões, a dos que estão contra mas também a dos que estão a favor (por estranho que nos pareça que haja gente a favor). A minha praxe também foi muito suave mas há pessoas para quem não é assim, o que se torna complicado.