segunda-feira, 13 de abril de 2015

NA 2 Manifesto Anti-Dantas Pim!

No grupo de NA 2 andamos a passear pelo mundo da política e da utopia. Como tal, pareceu-me interessante que conhecessem esse marco futurista de Almada Negreiros que se chama Manifesto Anti-Dantas. Deixo o vídeo para quem o quiser ouvir inteiro e o texto para acompanhar.


No entanto, a voz que ouvem é de alguém que deixou uma marca não menos pequena na cultura do século XX português - porque muitas vezes um ator não é apenas um ator. O Mário Viegas foi muito mais do que um ator ou um humorista: para quem quiser ouvir a sua variação do Manifesto acima, adaptado às eleições presidenciais de 95, em que também ele era candidato, fica a ligação.

Já agora, conseguem dizer-me quem era o tal Dantas?

2 comentários:

Ana B.Molero. 2ºNA disse...

Boa tarde!! Obrigada Susana, o vídeo não aparece na entrada do blogue (ou pelo menos no meu computador não) mas pesquisei no Youtube e já o vi.
Gostei especialmente das seguintes frases:

SE O DANTAS É PORTUGUES EU QUERO SER ESPANHOL!
O DANTAS SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!
O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!
Achei engraxado jjj Também gostei das onomatopeias :)

Eu pesquisei e “o Dantas” eram aqueles opositores ao movimento modernista. O nome vem de Júlio Dantas que se afastou das posições de vanguarda da literatura coetânea.

Obrigada :)

Unknown disse...

O ator Mário Viegas é fantástico, parece que fosse o mesmo Almada Negreiro a promulgar o seu Manifesto em contra de Julio Dantas preferentemente,e por extensão a essa geracão de portugueses que ele considerava retrograda e obsoleta e que impedia as novas mudanças em Portugal.
Dizer que Almada Negreiro publicou o Manifesto na revista Orpheu, da qual fazia parte, junto a un grupo de pessoas que defendiam outras ideias mais vanguardistas.