terça-feira, 29 de novembro de 2016

Eunice é o teatro

Tenho mesmo que vos apresentar alguém. Chego tarde porque o aniversário foi ontem - 88 (parece impossível para alguém que é eterno) - e 75 de carreira. É dose!

É com todo o orgulho do mundo que vos apresento Eunice Muñoz, uma das grandes, uma das enormes atrizes que Portugal deu ao mundo e que só em Portugal conhecemos porque as barreiras da língua (e da vida) às vezes travam o caminho natural do talento.

Deixo-vos a notícia sobre como o teatro português a homenageou ontem e também a boa nova de que dentro de um ano a temos no palco de novo e a fazer de Rei Lear. Depois de Zerlina, Mãe Coragem e tantas outras que foi numa vida só, o Lear vai ser (somente) mais um milhão de ovações de pé. Porque ela vai merecer. Merece sempre!

Não percam!

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada, minha professora!

Não tinha a mínima ideia da existência desta atriz, e sinto-me muito mal por isso, mas é verdade o que a Susana diz sobre as barreiras da língua e outras, as mais duras, aquelas que não se podem ver.

Olhando para esta senhora, lembro-me de grandes atrices nacionais, mais ou menos da mesma geração e com idéntica força para lutar, como a nossa Lola Herrera (81 anos) ou Concha Velasco (acho que 77, e recentemente galardoada com o prémio nacional das artes cénicas).

Desde este momento, vou procurar mais alguma coisa sobre a sua vida e sobre o seu caminho pelos palcos.

Susana Abrantes Pereira disse...

Procure, Lupe, e foi por essa mesma procura (e para ajudar) que fiz o artigo sobre a agenda cultural. Ver esta senhora é uma experiência única. Eu não vi o Zerlina, mas vi (quando era bem pequena) a Mãe Coragem e a peça em que fazia de Maria Eduarda Maia, e é espetacular.

Vá a Lisboa, se puder, veja o espetáculo que está no Politeama e depois trocamos cromos que eu também quero ir. O meu ator, aquele a quem chamo meu pelo carinho e admiração enorme que lhe tenho, está com ela e juntos costumam fazer magia.

Ainda bem que descobri esta sua paixão pelo teatro (obviamente por mim partilhada), vamos ver se conseguimos fazer alguma coisa em relação a isso. ;)