Andamos a passear pelo mundo dos livros - que aborrecem alguns e fascinam a tantos outros - e encontrei este texto e esta canção que me parece que de alguma maneira se complementam.
Os livros (também) inspiram canções da Revista Estante
Conseguem pensar em mais canções ou músicas que tenham sido inspiradas em livros?
E outros tipos de obras de arte baseadas em obras literárias?
4 comentários:
O bem que os livros nos fazem!!!Tudo o que podemos descobrir em eles. O que podemos viver enquanto estivermos a ler um livro: emoções, outras vidas, apredizagens, distintas perspetivas.... É por tudo isto que sou apaxionada pelos livros. O que sería da minha vida sem livros?! Como diz a canção para mim também são estrelas.
No referente às canções que tenham sido inspiradas em livros conheço musicales infantis acerca de contos populares como "A bela e a fera" e "O Rei Leão", por exemplo.
Os livros, fonte de tanta inspiração, e de tantos momentos de calma enquanto estamos a pasear a nossa imaginação, é impossível que não toquem a alma de artistas, sejam músicos, diretores de cinema ou teatro, e por aí fora.
Bom, pois estou a pensar nalgúns musicais??, que sairam de fantásticas obras da literatura:
1.- "Dotor Jekyll e Mr Hyde", da obra de Robert Louis Stevenson
2.- " Os Miseráveis", de Victor Hugo
3.- "Sorrisos e lágrimas",( em inglés, "The song of music") da obra de María Bon Trapp, intitulada "A história dos cantores da família Trapp"
4.- "O homem da Mancha", baseada no nosso Quixote, claro, musical mais perto no tempo, no qual o José Sacristán até cantava!
5.- Outra canção intitulada "Rocinante", do grupo "Asfalto" (da qual tenho muitas saudades, mas essa é outra história), baseada no mesmo romance...
E, se continuarmos á falar em filmes, que saíram de livros...meu Deus, a lista pode ser interminável, desde "Rebeca" filme de Hitchcock, baseado na obra do mesmo nome de Daphne de Maurier,até "Fortunata e Jacinta", de Benito Pérez Galdós
Peço desculpa pela tradução; duvido se é assim, pois eu só conheço o nome em espanhol :)
Ai o que vocês as duas foram fazer... os musicais são uma das grandes paixões da minha vida (arriscar-me-ia a dizer que a maior de todas). E nem sequer tinha pensado nisso, mas é verdade que é um bom recurso.
Se me permitem, corrijo-vos as traduções.
"A Bela e o Monstro", Nani.
Lupe, "Música no coração" é a tradução do filme/musical "The Sound of Music" (o meu filme de eleição).
Em Portugal, Amália foi mestre em cantar poemas de grandes poemas e poetas desde Camões até Ary. Podia dar-vos o exemplo-chave: "Ser Poeta" da Florbela Espanca musicado pelos Trovante.
Enviar um comentário