terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Mário Soares


Porque concordemos ou não com as políticas, com o político ou até mesmo com o homem, há vidas que nos tocam (gostemos ou não) e Mário Soares é uma parte muito grande do século XX (e do início do XXI) em Portugal. Não é todos os dias que dividimos mundo e península com uma figura histórica do seu porte. 
Deixo-vos o quadro que o mestre Júlio Pomar fez do seu grande amigo quando este deixou o Palácio de Belém porque me parece O retrato e também o texto que o DN publicou hoje: 

5 comentários:

Anónimo disse...

Desde o passado sábado em que faleceu Mário Soares,tenho permanecido horas a fio em frente da televisão a ouvir falar da vida do homem.Tenho escutado opiniões de todo tipo e de pessoas diversas(políticos, amigos, populares, colegas de partido...)e é consensual a maneira como todos destacam a importância desta figura para Portugal e para a vida dos portugueses após o 25 de abril(embora tenhamos de relembrar que a sua luta pela liberdade começou já com o antigo regime)Agora bem, entre os inúmeros elogios que tenho ouvido, há um que me fez mossa.Foi o fotógrafo oficial de Mário Soares, Alfredo Cunha acho que se chama. Numa entrevista ele dizia que, ao longo da história, há pessoas que pelo seu contibuto mereciam viver duas vezes a vida e sem dúvida nenhuma Soares era uma dessas pessoas. É fixe não é?Frase para a história; SOARES, O PRESIDENTE FIXE.


Unknown disse...

Sem dúvida nenhuma era uma das figuras mais conceituadas do Século XX,e é por isso que não será esquecido das nossas memórias.

Uma boa apreciação Manuel, concordo com você.


Nadia.

Susana Abrantes Pereira disse...

Obrigada pelos vossos comentários. Como vos dizia no meu artigo, Soares não foi (nem será) uma figura consensual, muitos o amam, alguns não o suportavam, como se pode ver nos trolls que começaram a atuar na rede ainda antes da sua morte. Seja como for, a mim parecia-me que não podia deixar passar em branco este acontecimento.

Sabe que a frase que diz Manuel se parece muito a um dos slogans da campanha eleitoral de 1986 (uma das mais criativas e participadas de sempre em Portugal) que dizia "Soares é fixe e o resto que se lixe". Fez-mo lembrar, esse e o meu favorito "Bochechinha mimosa ao Palácio Cor-de-rosa".

Unknown disse...

Oh, caros colegas!

Concordo con voces em que uma personagem como o Mário Soares, não possa passar desapercebido

Há figuras, políticos na História, que gostemos deles ou não, supõem uma mudança, uma apertura ao mundo que já não tem volta para tras, e, ao meu pequeno entender, acho que a figura de Soares, nesse senso, é incontestável. Ele deixa neste mundo e no seu país, uma pegada profunda.

O artigo pareceu-me muito poético, não é?

Susana Abrantes Pereira disse...

Sim, eu também achei muito bonito, Lupe, por isso é que decidi este e não qualquer outro (e há inúmeros na imprensa nestas alturas, como podem imaginar). A minha "irmã" escreveu uma coisa muito bonita também, vou ver se me deixa pô-lo aqui.