domingo, 8 de outubro de 2017

País de Marias - republicação

O jornal Público fez o tradicional editorial sobre os nomes do ano 2016. Como este foi um dos nossos temas de princípio de ano pensei que talvez gostassem de o ler e vos intrigassem os resultados. O meu nome está completamente a cair em desuso, quando eu era miúda éramos como uma praga - recordo uma turma em que chegámos a ser 4 Susanas em 30 alunos, em 2016 só houve 17 em todo o país.

Os nomes pais populares de 2016


6 comentários:

Diego disse...

Julgo que alguns dados refletidos no artigo são, ainda que reais, inacreditáveis.

Como é posível que o nome de Isabel tenha descido tantos degraus?
Já ninguém se lembra de Santa Isabel de Portugal?
Esqueceram os portugueses a sua própria história?

Por outro lado, o nome de Susana é um milhão de vezes mais giro do que Matilde (no nº 2 das preferências).
Matilde!!!
Nossa Senhora de Fátima, que sufoco!!!

Ana B.Molero disse...

Meu deus, é mesmo interessante. O nome "Maria" acho que vai continuar pelos séculos dos séculos ... nos nomes compostos sempre aparece "Maria" quase com certeza, há alguma razão que obriga fazer isso... xD
Sim, eu concordo, também não gosto muito da " Matilde" .


Susana Abrantes Pereira disse...

A mim também há coisas que me pareceram muito curiosas. Matilde e Leonor puseram-se de moda há uns anos e parece que vieram para ficar, mas continuo em choque com Santiago. Não consigo entender com o nome Tiago que é o nosso original está a perder terreno desta maneira.

E obrigada, Diego, por dizer que o meu nome é giro, eu nunca fui particularmente fã, mas depois de tantos anos uma pessoa habitua-se :D

Unknown disse...

Ainda bem que não existe Guadalupe!!!

Estou a brincar!, mas confesso que quando eu era muito mais nova, não gostava nada do meu nome...e finalmente o pus à minha filha (acho que ela já me tem perdoado).

Isto dos nomes é complicado, porque parece que a escolha nunca vai ser acertada, além de outras razões, como foi no meu caso, do qual estou a falar, e foi simplesmente porque o tinha deixado de ouvir durante muito tempo, já que naquela altura morava fora de Extremadura, e é como se tivesse saudades, como um nome também nos une à nossa terra.

Diego disse...

De nada, Susana !!
Deveras, parece-me giro !!

Guadalupe também é giro. A Santa Padroerira da nossa terra.
Rio de lobos é o seu significado.

mjjaramillo disse...

Que lindo significado, Rio de lobos!!