terça-feira, 31 de março de 2020

Tradutore traditore 2

Já é a última, prometo (pelo menos por agora)!

Tal como ontem vou por-vos uma letra inteira porque é demasiado boa gramaticalmente falando. E esta é difícil à brava. Força!! Estou à vossa espera na caixa de comentários!!!



Letra aqui.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Tradutore Traditore

Acho que já deu para perceber que o exercício de tradução que temos andado a fazer pode ser muito útil para entender gramática e os seus usos. Assim que hoje deixo-vos um desafio um pouco maior - a canção do momento.



Traduzam lá esta!!!! Letra se clicarem aqui.

sábado, 28 de março de 2020

E se fôssemos ao cinema?

Parece-vos bem? 
Eu proponho o filme. Uma comédia sem complicações mas curiosa neste mundo globalizado em que vivemos chamada Dot.com
Vou incorporar o vídeo aqui (também o podem ver no youtube) e o que me apeteceria é que nos víssemos por videoconferência na próxima semana (hora e dia da aula habitual?) para falar sobre ele (eu proponho que abram o programa Zoom para nos podermos ver). O que é que acham?


sexta-feira, 27 de março de 2020

Navegando no mundo da música - parte 2

Continuamos com o exercício de ontem, continuamos a traduzir.

6. Y que si me muero sea de amor / Y si me enamoro sea de vos / Y que de tu voz sea este corazón / Todos los días a Dios le pido
A Dios le pido, Juanes

7. Si tu me dices ven, lo dejo todo / Si tu me dices ven, seré todo para ti
Si tu me dices ven, Los Panchos

quinta-feira, 26 de março de 2020

Navegando no mundo da música - parte 1

Quero pedir-vos que me traduzam para português os seguintes versos de canções espanholas. (Para as ouvir, cliquem no nome da canção e cantor/a que tem uma ligação ao vídeo correspondente no youtube)

1. Piensa en mí / Cuando sufras, / Cuando llores / También piensa en mí.
    Cuando quieras / Quitarme la vida, / No la quiero para nada / Para nada me sirve sin ti.
Piensa en mí, Luz Casal

2. Como rie la vida / Si tus ojos negros me quieren mirar / Y si es mio el amparo / De tu risa leve que es como un cantar
    El día que me quieras
    La noche que me quieras
El día que me quieras, Carlos Gardel

3. Y, cuando, a mi Rocío, / Le escueza el alma y pase la varicela, / Y, un rojo escalofrío, / Marque la edad del pavo de mi Carmela
    Y, si a mi tumba, os acercáis de visita, / El día de mi cumpleaños, / Y no os atiendo, esperadme, en la salita, / Hasta que vuelva del baño
A mis cuarenta y diez, Joaquín Sabina

4. Si encuentras un amor que te comprenda / Y sientas que te quiere más que nadie / Entonces me daré la media vuelta / Y me iré con el sol / Cuando muera la tarde
La media vuelta, Luis Miguel

5. Ojalá que las hojas no te toquen el cuerpo cuando caigan / Para que no las puedas convertir en cristal
Ojalá, Silvio Rodríguez

Amanhã há mais!!!

terça-feira, 24 de março de 2020

Sempre a música

Vou apresentar-vos (a quem não a conhecer, obviamente) uma das grandes senhoras da música portuguesa: Lena d'Água. Acho que seria difícil imaginar os anos 80 sem ela. 
O que quero é que encontrem nesta canção futuros do conjuntivo e perífrases. Quando mas disserem na caixa de comentários, vamos ver o porquê de estarem aí.


Colocação Pronominal

Vamos ver o vídeo do professor do Português Sensacional e tentar perceber se há diferenças sobre o que ele explica e as normas que vocês sabem. Pensem que ele é brasileiro. Espero que me digam na caixa de comentários se encontraram diferenças. O que acontece é que o vídeo é muito claro e muito organizado.
Desfrutem!!!

Incontornável

Seria impossível, nestes dias de quarentena e encerramento, não falar sobre este tema, não é? Encontrei este vídeo da BBC News Brasil em que explicam tintim por tintim o que é o Covid-19 e como atua sobre o corpo humano.

   

O que quero que me digam na caixa de comentários é o seguinte:

1. Como é que se propaga o coronavírus?
2. Quais são as recomendações dos especialistas?
3. Qual é a primeira parte do corpo humano que este vírus ataca?
4. O que é que o vírus usa para "tomar conta" das células?
5. Quantas vezes se pode multiplicar o vírus em pouco tempo?
6. Por que razão começamos a tossir?
7. Quais são os números que nos dão acerca dos infetados? A que responde cada um desses números?
8. O que fazem as pessoas com sintomas leves para recuperar? (3 respostas)
9. O que é que provoca a insuficiência respiratória? E que consequência tem?
10. Que comparação faz acerca da resposta inflamatória um especialista contactado pela BBC?
11. A que outros órgãos e sistemaas se sugere que este vírus pode também atacar?

segunda-feira, 23 de março de 2020

Semanas de Quarentena

Olá a todos! Como não nos podemos ver estes dias, vou pôr aqui uns vídeos sobre questões gramaticais que muitas vezes são complicadas e depois proporei alguns exercícios. Vamos lá ver se conseguimos esclarecer as vossas cabeças. 

Peço-vos que na caixa de comentários deixem as vossas dúvidas e me digam se há alguma questão à parte da coloção pronominal, do futuro do conjuntivo e dos tempos compostos que precisem de ver esclarecidas. 

Vamos ver se conseguimos que estes dias em casa nos sirvam para alguma coisa. 

quarta-feira, 11 de março de 2020

Ainda sobre as mulheres


Três mulheres que na última aula não pude mencionar são três escritoras  - Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno - que ficaram conhecidas como "As três Marias" e criaram uma enorme polémica no país com o livro "Novas Cartas Portuguesas".

Deixo os leitores mais ávidos (piscadela de olho à Manuela) com o artigo da Wikipedia sobre o livro em questão e outro sobre ele e as autoras - livro que, por certo, se intitula dessa forma porque houve um anterior chamado "Cartas Portuguesas" da Sor Mariana Alcoforado que causou também ele uma polémica considerável. 



Para quem prefere ver a ler, fica um dos vídeos que a RTP Ensina dedicou a esta situação. 

Dia Internacional da Mulher - aula de 10/03/2020

Na aula de ontem falámos do Dia Internacional da Mulher, da sua necessidade ou não, dos direitos de todos e de algumas figuras femininas pioneiras em Portugal, algumas que todos conhecíamos, outras que nem por isso. 

Tinha um vídeo para vos pôr e que não nos deu tempo de ver, fica aqui, são referidas algumas das mulheres de que falámos ontem, e algumas de que não falámos por falta de tempo, mas que são dignas de menção sempre.