quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Rita Lee - Cantora do mês de novembro

Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo, 31 de dezembro de 1947), é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Vendeu mais de 55 milhões de discos. Ao longo de sua carreira, foi premiada com mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro, 5 de diamante. Conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos namoriscou com diversos géneros, como o tropicalismo, o pop-rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre géneros internacionais e nacionais.
Rita Lee é uma das artistas que mais influenciou os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Ex-integrante d'Os Mutantes (1968-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade em geral. As suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, têm tido um enorme impacto nas listas de êxitos. Para além de ter lançado um álbum visto como fundamental na História do rock brasileiroFruto Proibido (1975), considerado por alguns como a sua obra-prima.
Com uma carreira que já alcança os 50 anos, Rita Lee passou da inovação e do gueto musical do final dos anos 60 e anos 70 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 80 e já cantou com praticamente todos os músicos mais prestigiados do país, de Elis Regina a Cássia Eller. Em 1976, ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro da marioria das suas canções e acompanhou-a em todas suas apresentações ao vivo. O casal casou-se pelo civil em 1996. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que tem tocado com os pais. Rita Lee também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.
Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar.
(Texto adaptado da wikipedia)

11 comentários:

Unknown disse...

Obrigada porque eu não conhecia a esta cantora.
É mesmo difícil, mas vou tentar costumar-me a estes sons.

juanjo disse...

Olá, boa noite. Será que há alguma ligação para ouvirmos qualquer canção dela e eu não a vejo?
O se calhar sou muito preguiçoso e é só pesquisar no youtube?

Ana B.Molero. 2ºNA disse...

Bom dia! Obrigada, eu também não conhecia esta cantora. Gosto especialmente do sea cabelo e dos seus óculos, acho que é mesmo original.
Para o meu colega Juanjo, aqui tens uma das suas canções:
http://www.youtube.com/watch?v=NCwvh9mhK-s&list=RDNCwvh9mhK-s#t=37

Até logo! :)

Ana B.Molero. 2ºNA disse...

Bom dia de novo. Encontrei uma cançao que achei mesmo engraçada: ‘Papai me empresta o carro’ desta cantora. Pode-se ouvir perfeitamente os sons do português brasileiro: tipo é chipo, tirar é chirar, de é chi, idade é idachi ... Tudo o que vemos nas aulas.
Agora sim, até logo! :)

juanjo disse...

Olá, boa noite. Obrigado Ana, com a tua ligação, vi muitos trabalhos da Rita, como por exemplo "Amor e Sexo" (engraçado), mas sim, a canção de título " Papai me empresta o carro" tem mais ritmo...

Unknown disse...

Na procura de canções de Rita Lee, reparei numa curiosidade da cantora.

Vocês sabiam que a roqueira tem fixação pelo vermelho. Além dos cabelos e assessórios, ela gosta de entrar no palco empunhando um microfone vermelho. Às vezes a cantora abre uma exceção, mas sempre que pode Rita está…. de vermelho!

Unknown disse...

E agora sa música da Rita.....

Proponho-vos uma das suas canções "Reza" do album com o mesmo nome. Reparem em todas as "e" fináis, que são pronunciadas como "i", no entanto, acho sejam de fácil compreençao todas as palavras.

Manga disse...

Rita Lee - Bossa'n Beatles - YouTube
Vídeo de rita lee e os Beatles► 40:05► 40:05
www.youtube.com/watch?v=XEd2YPl8VFA
15/10/2013 - Subido por H. Eduardo Sepulveda
"With a Little Help from My Friends" by Rita Lee (Google Play ... desta cantora fenomenal ...

Para além das canções de que já falaram, está este disco com fantásticas versões dos Beatles. Espero que gostem!

Susana disse...

Ana, Juanjo, Elvira, Encarna e Manga, é uma honra ter-vos como alunos e como participantes neste cantinho.
A canção "Papai me empresta o carro" tem mesmo muito ritmo e pode ajudar com os sons, Ana, porque é uma questão, como vos dizia, de esquecer o conteúdo e analisar os sons que "vestem" as palavras, para tentar entender o que ela quer dizer depois. Obrigada pela sua ajuda.

Juanjo, o "Amor e Sexo" é uma das minhas canções favoritas e de certeza que vai estar pelo blogue ainda durante novembro, a canção e a crónica em que ela se baseia. Obrigada pelas suas primeiras participações.

Encarna, o "Reza" ajuda muito, não é? Tanto "e" que se diz "i" é útil para habituar o ouvido. E sabe que, ainda que pudesse imaginar, não conhecia a informação que nos deu sobre a Rita e o vermelho. Obrigada pela achega!

Manga, esse disco é algo do outro mundo! Rita Lee a cantar The Beatles faz todo o sentido, todo. E a docura da voz dela, traz como que uma nova leitura às canções que todos conhecemos. Que boa ideia aconselhá-lo aos colegas!

NO TE HE COMENTAO LO DE ,,, disse...

OLÁ A TODOS, PARABÉNS PELO BLOGUE O TODO SEU CONTEÚDO

Susana disse...

Olá Pedro, obrigada pela visita, espero que volte.