sábado, 31 de dezembro de 2016

Tic-tac, não tenho tempo

Não, o título do artigo não é uma referência ao famoso poema de Neymar de Barros dito pelo ator Vítor de Sousa. 

Encontrei esta notícia no jornal Expresso e pareceu-me curiosa para reflexão, principalmente neste primeiro dia do ano, dia em que mais que nunca pensamos em tempo: o tempo que deixamos para trás, aquele que começamos de novo, os minutos e segundos para a meia-noite. E não serão todas estas referências apenas uma convenção? 
O que vos parece a ideia de viver sem relógio ou qualquer referência temporal neste nosso mundo que vive ao segundo? 


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Expressão idiomática 3. Diego.



Prendinha de Natal

Estamos com música e por mim continuamos com música...

Uma professora de inglês da EOI (obrigada Ana) descobriu uma aplicação que nos permite jogar com canções. Há em várias línguas e, obviamente, em português. 
É verdade que a lista de canções que há não é das melhores, para ser eufemística, mas praticar é praticar, não é? Eu escolhi a canção da Adriana Partimpim "Fico assim sem você" e correu-me bastante bem. Vemos lá ver como é que vos corre a vocês, pus uma versão de principiante mas se quiserem tudo se pode adaptar para mais dificuldade e escolher canções diferentes. 

Fico assim sem você (Nani, acho que vai adorar esta!)


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

domingo, 18 de dezembro de 2016

Vá para fora cá dentro

Ok, o artigo tem um erro no título onde se lê "Quadro de cada dez..." deveria ler-se "Quatro de cada dez...". 

Erros à parte, o texto do Expresso fala-nos de onde vão os portugueses que tiram férias nesta quadra natalícia. E vocês? Têm férias nestes dias ou só vão mesmo gozar os feriados? Se têm uns dias livres sem trabalho, vão viajar? Para onde (se me permitem que seja bisbilhoteira)? 

Diego


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CANÇÕES QUE TÊM A VER COM A IMAGEM OU A MODA.-


Olá a todos! Sou a Nani.
A Susana pediu para nós encontrarmos canções que falem acerca da imagem ou da moda. Estive a pensar e estas foram as que escolhi:

" A garota de Ipanema" de Vinicius de Moraes. Nesta canção podemos ver a importância da aparência física. Quem não fica apaixonado pela garota?       


"A Mariquinhas vai à Fonte" da Kátia Guerreiro. A Mariquinhas era o nome para designar as raparigas. Conhecia esta canção há tempo e a sua escolha foi por encontrar nela alguma coisa de inocência, de imagem de adolescente que não tem nada a ver com o vídeo. 

"Dança das sete luas" da Kátia Guerreiro. Quando a ouvirem, haverá colegas que se perguntem o porquê de estar aqui. A resposta é: por comparar as fases da lua com o constante renascer da mulher que está a mudar toda a sua vida. Haverá quem lhe encontre até graça e talvez haja quem diga que faz sentido.

"Esquina do tempo" também é da Kátia Guerreiro. Já lhes contei que para mim é mais importante o aspeto psicológico do que físico, é por isso que aqui temos a imagem psicológica do desamor. Mas é uma canção tão bonita, não, é?


E a última para não ficarem aborrecidos:

"A Felicidade" de Vinicius de Moraes. Fala do Carnaval e de estar a trabalhar o ano inteiro para nos podermos disfarçar doutra coisa. Será que não estamos conteste connosco próprios ou será só para fantasiar?



Expressões Idiomáticas 3

O vosso colega Manuel mandou-me esta imagem para continuarmos com a nossa gincana virtual pelas expressões idiomáticas. Vejam lá se a descobrem.


Obrigada Manuel (e da próxima vez pode pôr o artigo no blogue o Manuel, não é assim tão complicado)!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Livros

Andamos a passear pelo mundo dos livros - que aborrecem alguns e fascinam a tantos outros - e encontrei este texto e esta canção que me parece que de alguma maneira se complementam. 




Conseguem pensar em mais canções ou músicas que tenham sido inspiradas em livros?
E outros tipos de obras de arte baseadas em obras literárias?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Expressões Idiomáticas 2 - com desafio menor

Leiam o artigo do DN sobre o Panteão Nacional, é impossível não saberem depois que expressão idiomática ligamos a este monumento. 


Respostas na caixinha de comentários, por favor.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Desculpe o Auê (esta é especialmente para a Encarna Sevillano)

Sei que alguns de vocês já conhecem (porque vos obriguei) a Rita Lee - a eterna rockeira com voz de Bossa Nova - mas com eu sou teimosa com os meus gostos (principalmente os musicais), deixo-vos um novo desafio na forma de uma canção dela.
Desta vez é simples, apenas quero que me expliquem o significado de umas palavrinhas ou expressões. Aqui vão elas, vejam lá se dão com o significado. ;)
- auê
- eu me mando
- que se dane

Como ajuda, a letrita está aqui.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Desafio - Expressões Idiomáticas 1

Neste fim de semana mais compridinho que tivemos fui passear e estando na frente do monumento que faz parte da montagem abaixo tive uma ideia luminosa. Por que não fazermos uma série de adivinhas baseadas em expressões idiomáticas e provérbios? Aqui têm a primeira entrega.

Observando a colagem, devem tentar inferir que expressão idiomática tentei "encriptar" nas imagens. Se gostarem faço mais.


A fotografia do edifício é minha, a senhora é uma intrusa desconhecida que decidiu aparecer. E as outras dias imagens são daqui e daqui.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Natal: 10 presentes preferidos

No seguinte artigo fala-se sobre os 10 presentes preferidos dos portugueses para oferecer no Natal. Conseguem imaginar quais são? 10 presentes preferidos

O que vos peço é que façam um ranking do mesmo tipo do deste artigo para as escolhas dos espanhóis, segundo a vossa experiência pessoal. Fico à espera!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Agenda Cultural - dezembro 2


Agenda Cultural - dezembro 1

Depois de termos falado sobre livros (com uns) e teatro (com outros) e já que estamos em época festiva. Por que não ir a Lisboa, ver as luzes de Natal e aproveitar para ver um espetáculo?

Esta é a página da Agenda Cultural da cidade para o caso de a quererem ter à mão. Eu vou acrescentá-la à barra lateral, de qualquer maneira. E o que vos aconselho, sem ter visto nada, é por algum conhecimento - provindo do interesse e paixão - da área.

Já que há dois ou três artigos vos escrevi sobre a Eunice, têm a vossa oportunidade no Teatro Politeama. Ela (ou a Manuela Maria, que é outra das enormes atrizes portuguesas) como protagonista, o meu queridíssimo Ruy de Carvalho, a Maria João Abreu, o João D'Ávila, o Carlos Paulo,... é um elenco de luxo, garanto-vos, o teatro é lindíssimo e a peça do autor espanhol faz parte da História do Teatro em Portugal pela sua encenação com Palmira Bastos no papel principal.

Para quem é fã de teatro contemporâneo, está no Teatro Aberto o maravilhoso João Perry, encenado por um dos melhores João Lourenço.

Também pelo encenador e autor da peça, o Tiago Rodrigues.

Para quem gosta de Shakespeare (Patrícia?).

Peça escrita pelo Mia Couto e pelo José Eduardo Agualusa e interpretada por outro dos meus muito favoritos Vergílio Castelo.

Genet é sempre Genet, e para além dele o Teatro Nacional D. Maria II e a Beatriz Batarda. Toda uma experiência!

Ok, esta é para aqueles que gostam de inglês. Ahhh, não sabiam que havia um teatro inglês em Lisboa? Pois, há. E o encenador e um dos atores foram meus professores na Faculdade. Não me podia esquecer deles, não era?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dança 2

Em relação ao artigo anterior e para os mais interessados no tema, aqui fica a entrevista/reportagem que a TVI fez sobre o projeto com o Cifrão (mentor, bailarino, coreógrafo, director artístico) e uma série de opiniões sobre os convidados para o lançamento e também a página sobre o projeto.







Dança

Não sei se gostam de Dança mas acabei de descobrir um vídeo de uma nova companhia portuguesa. Este sétimo vídeo pareceu-me absolutamente maravilhoso e o terceiro também. Deixo-vo-los aqui e se vos apetecer, podem ir "bisbilhotar" os outros no canal de Youtube deles.

Contem-me o que vos parece na caixa de comentários e já agora quais são os vossos preferidos.