sexta-feira, 26 de setembro de 2014

As despedidas são lixadas

É impossível começar do zero, digo eu. É impossível, principalmente, porque não consigo não olhar para trás com carinho e recordar aqueles que deixei para estar aqui hoje. É a eles, os meus alunos dos anos passados, que este artigo vai dirigido.

Com alguns foi só um ano e, mesmo assim, tenho saudades. Vou sentir a falta do sorriso e do sotaquezinho brasileiro da Carla, da concentração do Sergio, da incapacidade de estar quieta da Carmen, da cara de sono da Elia, dos "olhinhos de Bambi" da María, do empenho da Raquel, da educação do Juanjo, das tiradas insuperáveis da Sacri, e também de todos os outros que aqui não mencionei. Não se zanguem por não vos chamar a todos pelo nome, um por um, mas seria uma lista infindável que ninguém leria.

Contudo, com outros foram três anos, desde que começaram até ao ano letivo passado: Clara, María José, Olalla, María Jesús, Angelines, Marisa, Paqui, Pedro, Esteban, Rebeca (já te falta pouco para vires para casa, vais ver), Nuria, Carolina, as Anas (todas), Fernando e Tamar, Ángeles, Elena, Juana, Toni e Alicia. 

Aqueles que decidiram entrar (e ser pioneiros comigo) na aventura do C1: o Carlos, a Nati, a María Jesús (que também veio), a Ruth, a Madalena, a Josefina e o Tomás, o Felix, o Juan Antonio, a Rosa...

E os que se foram antes de mim: a Elisa, o José Antonio, a Estela, a outra Elisa, e outra María José...

São tantas as pessoas que preencheram a minha vida ao longo destes 3 anos na EOI Villanueva de la Serena que só tenho elogios e palavras de ternura para todas elas.

Obrigada por tudo, obrigada por me ensinarem todos os dias, por fazerem de mim uma melhor pessoa e profissional, obrigada pela vossa paciência, obrigada pelos vossos correios cheios de beleza e doçura nestas horas de adeus. 

imagem roubada à minha amiga Ana

Voltarei, prometo, mesmo que seja só para vos ver.

8 comentários:

Unknown disse...

Olá Susana,
Sepa que nós ainda que ninguém comentou no seu mensagem de adeus, lembramo-nos muitíssimo de si, depois das aulas é a tema da conversa de quase todos os meus colegas.
Sepa também que pessoalmente para mim não é que seja a melhor profesora de de português, é com certeza a melhor profesora de todas as línguas que eu estudei e com quem mais aprendi a estudar línguas. Não faz falta dizer as saudades que tenho de si, já sabe.
O último que digo é que eu espero que não se esqueça de aquele rapaz que não se calava nem ainda que tirara o giz à cabeça, mesmo que eu não vou esquecer de si.
beijinhos Susana.

Susana disse...

Obrigada José Manuel, primeiro que tudo por me responder. Já estava triste por ninguém querer saber da minha despedida. Segundo, pelas palavras, é muito querido e generoso nas palavras que me dedica e isso só se pode agradecer com mil obrigados. E, por último, como me vou esquecer do meu tagarela favorito? Mas também daquele que me fazia as perguntas mais curiosas e que tinha uma sede insuperável de aprender. Jamais!
Beijinhos

Unknown disse...

Olá susana.
espero que você tenha um bom curso em Badajoz e seus alunos são tão amigáveis ​​como nós. hahaha. Vi este post dias atrás, mas este ano eu tenho pouco tempo para escrever. Depois de três anos, vamos sentir sua falta. Grandes beijos e até breve no ??

Susana disse...

Um beijo enorme e cheio de saudades, Ana!!! Como está o menino? Correu tudo bem? Já chora em português, afinal esteve o ano inteiro a vir às aulas ;)

Juanjo disse...

Olà "profa" (como diria a SAcri)So queria deixar ca um comentario para dizer que pasei a fazer uma visita , que temos saudades suas. Este fin de semana tivemos curso de inmerçao em Portugués (Na Sertà) e falamos de voçe. É claro que bem. Espero que tudo, o pessoal e profesional esté a correr na boa. Reciba um forte abraço

Susana disse...

Olá Juanjo! E era "seño" não "profa" o que a Sacri me chamava.
Eu também tenho saudades suas e vossas, não duvide.
E foi bom o curso? Gostaram? Obrigada por se lembrarem de mim.
Comigo tudo bem e ainda bem que decidiu passar por aqui, podiam continuar a fazê-lo, sempre é uma maneira de praticar, não é?
Um abraço enorme

Unknown disse...

sim ... todo o ano, Marcos nasceu no dia 3 de julho. tudo correu bem. Chora em todas as línguas !! Muito obrigada.Eu vejo este blog animado. Nós éramos aborrecidos!!! espero que esteja tudo bem. beijos

Susana disse...

Parabéns pelo Marcos, então, a ver se passo por aí para o conhecer e vos ver a todos. Está animada a coisa este ano, sim, mas todos vocês são bem-vindos, afinal esta casa começou por ser vossa e eu não expulso ninguém.
Está tudo ótimo, muito obrigada, e beijinhos.