sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

E agora? Enterram-se os mortos e cuidam-se os vivos. - republicação

Uma das representações do Terramoto de 1755
Há 258 anos, a 1 de novembro, Lisboa sofreu a maior catástrofe natural de sempre: um sismo de magnitude 9 na escala de Richter que deixou marcas permanentes na cidade e em toda a sociedade portuguesa. O epicentro não é conhecido com precisão mas todos os estudiosos apontam para que tenha tido lugar no mar. Depois do sismo veio o maremoto e em seguida os incêndios por toda a capital. Um terço da população da cidade pereceu por causa da catástrofe e estima-se que 85% dos edifícios tenham ruído.
O impacto deste terramoto foi tremendo na altura e posteriormente, dando origem à moderna sismologia e inspirando autores como, por exemplo, Voltaire no seu Candide.


Convento do Carmo hoje em dia

Falo-vos deste acontecimento não só por fazer parte da nossa matéria (de NA 2), nem por ser um elemento cultural incontornável na História de Portugal, mas também porque li no jornal Expresso que há um novo e muito interessante projeto que foi desenvolvido por uma equipa da Universidade de Évora em parceria com a empresa Beta Technologies e que se chama "Cidade e Espetáculo: uma visão da Lisboa Pré-Terramoto".


E para vos abrir o apetite aqui ficam umas imagens do antes e do depois.
Antes



Depois










Para quem quer ler mais sobre o assunto há inúmeros artigos online, para além do artigo do Expresso e do site do projeto nomeado. Remeto-vos para o artigo da Wikipédia e lá podem encontrar várias hiperligações que vos levarão por outras paragens e muita mais informação.


Queridos alunos, uma advertência, este texto, como o título indica é uma republicação, por isso é normal que já tenha comentários de alunos de outros anos. Não se preocupem com isso :)

12 comentários:

M Jesús disse...

Mais uma vez, achei o artigo muito interessante. E desta vez colocou uma imagem de um lugar que adoro em Lisboa. Já visitaram o Convento do Carmo?
Adorei o passeio por Lisboa pre-terramoto.

Susana disse...

Ainda bem que gostaste, M Jesús, e obrigada por comentares o artigo que aqui pus. És uma ex-aluna muito querida :)

Carmen disse...

Carmen disse:
Eu também julgo o artigo muito interessante. Dizer que o terremoto também tive consequencias na Espanha, por exemplo, na Sé de Coria.

Susana disse...

Não fazia a menor ideia que tinha havido consequências em Coria, Carmen. Que curioso! E houve mais algumas consequências no território espanhol? Porque em Portugal foi absolutamente devastador.
Ainda bem que conseguiu finalmente comentar. :)

Anónimo disse...

Carmen disse....
Sim. Também na Sé de Plasencia houve consequencias, e creio que em outros sítios perto a Portugal.

Ana B.Molero. 2ºNA disse...

É realmente incrível. Lisboa foi uma cidade completamente nova após o terramoto.

Unknown disse...

A célebre frase “Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”, é efectivamente a linha de acção seguida por o Marquês, como medidas urgentes e imediatas a serem implementadas, após o terramoto. Contrató ingenieros y arquitectos que iniciaron la reconstrucción en poco menos de un año.
Diante das grandes catástrofes é quando o homem mostra a sua grande força.

Unknown disse...

O terramoto dantes foi punicão divina, hoje, o chamado cámbio climático. Com a natureza não pode a mão do homen, mas a tarefa do Márques de Pombal naquela altura foi faraónica, homen corajoso, soube agir e crescer com as dificuldades. É obra.

Unknown disse...

Este mundo virtual é uma maravilla, como estamos na aula a falar dos inventos,penso eu que este fantástico
poder recrear e desfrutar destas país avena. O brigada Susana

Maria dolores disse...

N~ao sei qual e a causa, mas gosto imenso deste tema, n~ao do desastre, as perdas e os daños que causou, o que provoca em mi curiosidade e como uma nova cidade surgíu e a infl^encia que teve em muitas áreas de conhecimento.
Se tiverem tempo e gostam do tema, un livro com una leituras interesante e "O Pequeno livro do grande terramoto"
de Rui Tavares

Susana disse...

Olá Loli, presumo que é a Loli poque sei que gosta do tema. É verdade, Lisboa passou a ser outra cidade e o acontecimento marcou para sempre a alma dos portugueses. Obrigada pela recomendação, que boa ideia.

Maria Dolores disse...

Sou, Obrigada Susana.:-)