quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Expressões Idiomáticas 2 - com desafio menor

Leiam o artigo do DN sobre o Panteão Nacional, é impossível não saberem depois que expressão idiomática ligamos a este monumento. 


Respostas na caixinha de comentários, por favor.

4 comentários:

Nani disse...

Interessante artígo, Susana.
É verdade que às vezes, custa lidar com a ideia da morte, mas com certeza é belo vê-lo como um lugar onde celebrar a vida porque é alí onde estão os objectos que identificam os heróis do Panteão: a guitarra de Amalia Rodrigues, as chuteiras de Eusebio, a espada de D. Afonso Henriques.....
A expressão de que falas, acho que será: "É como as obras de Santa Engracia" para fazer referência a aquilo que não tem fim.

Ana B.Molero. disse...

Boa tarde, concordo com Nani. 'Ser como as obras de Santa Engracia' é usada para aquilo que não tem fim, como por exemplo, A Sagrada Familia de Barcelona. Nós, na Espanha, temos a expressão "ser como la obra del Escorial" acho que tem o mesmo significado.

Unknown disse...

suponho, como a Ana disse, que é esse o senso da expressão. Não sabia da história do panteão da Santa Engracia, mas sim da expressão da "el Escorial", porque Franco o fez construir, muito devagar, com o trabalho de pressos das cadeias espanholas.

Deixo-vos cá uma, um bocado mais "rural", digamos assim, que a minha mãe usava para se referir a essas coisas que tanto duram:"...mais que uns cornos pendurados"(imagino eu que duma parede ou até do pescoço). Tinha razão, pois não?

Susana Abrantes Pereira disse...

É essa mesmo, meninas, já disse eu que esta era muito fácil. ;)