quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Livros

Andamos a passear pelo mundo dos livros - que aborrecem alguns e fascinam a tantos outros - e encontrei este texto e esta canção que me parece que de alguma maneira se complementam. 




Conseguem pensar em mais canções ou músicas que tenham sido inspiradas em livros?
E outros tipos de obras de arte baseadas em obras literárias?

4 comentários:

Nani disse...

O bem que os livros nos fazem!!!Tudo o que podemos descobrir em eles. O que podemos viver enquanto estivermos a ler um livro: emoções, outras vidas, apredizagens, distintas perspetivas.... É por tudo isto que sou apaxionada pelos livros. O que sería da minha vida sem livros?! Como diz a canção para mim também são estrelas.
No referente às canções que tenham sido inspiradas em livros conheço musicales infantis acerca de contos populares como "A bela e a fera" e "O Rei Leão", por exemplo.

Unknown disse...

Os livros, fonte de tanta inspiração, e de tantos momentos de calma enquanto estamos a pasear a nossa imaginação, é impossível que não toquem a alma de artistas, sejam músicos, diretores de cinema ou teatro, e por aí fora.

Bom, pois estou a pensar nalgúns musicais??, que sairam de fantásticas obras da literatura:

1.- "Dotor Jekyll e Mr Hyde", da obra de Robert Louis Stevenson

2.- " Os Miseráveis", de Victor Hugo

3.- "Sorrisos e lágrimas",( em inglés, "The song of music") da obra de María Bon Trapp, intitulada "A história dos cantores da família Trapp"

4.- "O homem da Mancha", baseada no nosso Quixote, claro, musical mais perto no tempo, no qual o José Sacristán até cantava!

5.- Outra canção intitulada "Rocinante", do grupo "Asfalto" (da qual tenho muitas saudades, mas essa é outra história), baseada no mesmo romance...

E, se continuarmos á falar em filmes, que saíram de livros...meu Deus, a lista pode ser interminável, desde "Rebeca" filme de Hitchcock, baseado na obra do mesmo nome de Daphne de Maurier,até "Fortunata e Jacinta", de Benito Pérez Galdós

Peço desculpa pela tradução; duvido se é assim, pois eu só conheço o nome em espanhol :)

Susana Abrantes Pereira disse...

Ai o que vocês as duas foram fazer... os musicais são uma das grandes paixões da minha vida (arriscar-me-ia a dizer que a maior de todas). E nem sequer tinha pensado nisso, mas é verdade que é um bom recurso.

Se me permitem, corrijo-vos as traduções.
"A Bela e o Monstro", Nani.

Lupe, "Música no coração" é a tradução do filme/musical "The Sound of Music" (o meu filme de eleição).

Susana Abrantes Pereira disse...

Em Portugal, Amália foi mestre em cantar poemas de grandes poemas e poetas desde Camões até Ary. Podia dar-vos o exemplo-chave: "Ser Poeta" da Florbela Espanca musicado pelos Trovante.