quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ciclo da Vida (e da Língua)

Dizem os cientistas que a vida terá começado na África. Pois é, dizem também os cientistas (ainda que outros) que a língua portuguesa em 2100 onde mais vai ser falada será também na África. 

Pareceu-me curioso o artigo do Público, deixo-vo-lo aqui para o poderem ler e poderem opinar. 

Tem também um ranking das línguas maternas mais faladas no mundo (de 2016) e outras informações interessantes. 

2 comentários:

Unknown disse...

Bom día, para todos os falantes hispano-lusos...e até ingleses!

Pois, como já disse Fernando Pessoa, "...a nossa língua é a nossa pátria", acho que esta é uma verdade incontestável, porque a língua, qualquer, sempre é como se fosse um órgão vivo, que faz parte da nossa idiossincrasia. A língua não só serve para nos comunicarmos, mas também nos agrupa como numa equipa humana, com idénticas caraterísticas de pensamento e de comportamentos. Não devemos desprezar língua nenhuma, ainda mais se a nossa é falada pelos cinco cantos do mundo, porque isso nos fará mais fortes na sociedade.

No tocante ao trabalho deste "Atlas da Língua Portuguesa", parece-me bem o interesse dos autores para mostrarem ao mundo todo, sobretudo pela internet, como uma forma de conhecer além fronteiras, personagens ilustres da comunidade portuguesa, mas dos dados demográficos...acho que ainda é muito cedo para arriscar tanto. O facto de contar com um "brutal" crescimento demográfico, daquí á 2100, soa até um bocado pretencioso (só na minha opinião).

Até próxima:)

Susana Abrantes Pereira disse...

Lamento, Lupe, não lhe ter respondido antes mas a verdade é que me pareceu que o seu comentário merecia um pouquinho mais de atenção do que aquela que eu lhe podia dar na altura.

Eu também acho um pouco pretencioso, principalmente tendo em conta o Brasil e a sua população de milhões. Talvez seja como eles dizem, talvez não, quem sabe? A futurologia é tão difícil. Contudo, achei curioso o trabalho em si e, como a Lupe diz, a possibilidade de divulgação que dele advém.

É maravilhoso poder contar consigo.